VOCÊ GOSTA DE LER?

Leitura é muito mais do que decodificar palavras. É ir muito além! É voar sem destino pelas páginas de um livro.
Devemos observar várias formas de arte, expressas em textos escritos ou não (verbal ou não verbal) e, delas tirar lições, reflexões, ou mesmo divesão. O que não podemos é sairmos indiferentes, pensando: não entendi nada! Ou fingindo ter entendido tudo, sem no entanto, ter compreendido o que o emissor realmente disse.
Muitas mensagens, realmente são de entendimento dúbio, ou seja, dá margens a mais de uma interpretação.
O que não se deve, é não entender nada! Se por acaso isso acontercer, e não é nada depreciativo assumir isso, devemos buscar mais informações e, fazer com que de alguma forma, essa leitura acrescente algo de positivo em nossa vida.

Leia, vá ao cinema, museus, shows, teatros, ouça músicas, mas reflita, pense!
Se não tiver argumentos bem fundamentados, cale-se e vá aprender mais.


"NÃO TENHO UM NOVO CAMINHO. O QUE TENHO É UM NOVO JEITO DE CAMINHAR." (Thiago de Melo)


domingo, 19 de setembro de 2021

VOZ DO SILÊNCIO (Clovis C. Rocha)

 

Já não falo como antes

Nem pergunto

Nem respondo a perguntas imbecis

O silêncio e a observação

São meus aliados

Para que perguntar se já sei a resposta

Para que responder se já sei o contra-argumento

Os olhos perguntam

Ou respondem por mim

São minha visão e voz

Os anos deram a sabedoria

De ouvir os sábios

E calar aos imbecis.

Curta é a palavra

Grande é a aprendizagem

assim, fujo às primeiras

persigo à segunda

a primeira é farta,

descartável

a segunda rara

Por isso o silêncio fala por mim.

Nenhum comentário: