VOCÊ GOSTA DE LER?

Leitura é muito mais do que decodificar palavras. É ir muito além! É voar sem destino pelas páginas de um livro.
Devemos observar várias formas de arte, expressas em textos escritos ou não (verbal ou não verbal) e, delas tirar lições, reflexões, ou mesmo divesão. O que não podemos é sairmos indiferentes, pensando: não entendi nada! Ou fingindo ter entendido tudo, sem no entanto, ter compreendido o que o emissor realmente disse.
Muitas mensagens, realmente são de entendimento dúbio, ou seja, dá margens a mais de uma interpretação.
O que não se deve, é não entender nada! Se por acaso isso acontercer, e não é nada depreciativo assumir isso, devemos buscar mais informações e, fazer com que de alguma forma, essa leitura acrescente algo de positivo em nossa vida.

Leia, vá ao cinema, museus, shows, teatros, ouça músicas, mas reflita, pense!
Se não tiver argumentos bem fundamentados, cale-se e vá aprender mais.


"NÃO TENHO UM NOVO CAMINHO. O QUE TENHO É UM NOVO JEITO DE CAMINHAR." (Thiago de Melo)


sábado, 5 de maio de 2012

UMA PEDRA NO SAPATO (Clovis Coelho Rocha)


Certo dia em que passeava displicentemente por uma rua de uma cidade de um estado, de uma federação, cujas proezas todos já conhecem muito bem, prostei-me diante de uma cena: algumas pessoas ,cheias de pompa, discursavam, sorriam e gesticulavam. Apontavam para algo que eu tentava, inutilmente visualizar.
Oh! Meu Deus! Será que estou ficando cego? Será que terei que trocar minhas lentes, logo agora que estou sem a mínima condição de despender dinheiro?
Esquecendo o que ia fazer, fiquei ali, estático meditando, revisei a história, mentalmente, á minha maneira, pois muito pouco sei a respeito da mesma. Revivi a inauguração das pirâmides do Egito. O que fariam os Faraós para inaugurá-las nos dias de hoje? E outras maravilhas arquitetônicas com a torre Eifel, a torre de Pizza, o Colizeu, o cristo Redentor...? Bem, se fosse por aqui, todas as inaugurações , certamente haveria que financiar, em dólares, valores equivalentes às obras para tanta festividade.
Feriados seriam tantos que os dias quantos fossem as pedras gastas nas construções.
Autoridades? Ah! Viriam os representantes de todos os planetas habitados da nossa galáxia e, talvez, até de outras. É lógico que estou imaginado que até conseguirmos descobrir de onde deveria vir as pedras para as pirâmides e como transportá-las para o local, os norte americanos já teriam explorado e habitado toda a vastidão cósmica.
Ouço uma buzina, volto á realidade, estou atrapalhando o trânsito. Estaciono melhor, aguardo um pouco mais, vejo fotógrafos entusiasmados trabalhando. Percebo então que a máquina que o fotógrafo usava era muito mais valiosa que a obra que estava sendo inaugurada, pois a construção em questão e, que eu não conseguia visualizar antes estava oculta por trás das pessoas que comemoravam a inauguração. 

Confesso a minha surpresa ao perceber que a tal obra não passava de uma pintura em um prédio público, antigo e ultrapassado para nossos dias e, certamente teve pouca ou nenhuma ajuda dos que ali se encontravam discursando.
Ficou-me apenas a certeza de que isto será apenas uma pedra no sapato de quem tem realmente o interesse de ver essa obra concluida para satisfazer a necessidade popular.

Nenhum comentário: